Top Social

Mesa para uma

6 de abril de 2016

Ela sentou-se à mesa, pediu a carta e apontou: "Paella, por favor." Já salivava com a imagem do arroz com marisco e açafrão quando ouviu a resposta que a fez descer daquela nuvem valenciana. "Desculpe, não fazemos paellas para uma só pessoa."

Uma só pessoa. Só. Sozinha. Como ela sempre andava, solta e livre. Feliz? Tinha dias, como toda a gente. E certamente não iria ser um empregado de mesa a estragar-lhe AQUELE dia, que era um dos bons.

Ela não queria tortilla, calamares ou croquetes de presunto. Queria paella e queria o prato cheio. Simplesmente não vive de pinchos e raciones pequenas. E, chamem-lhe mimada, já há muito que se deixou de meias doses.


Almoçar ou jantar a solo tem as suas vantagens. O restaurante de mesas para um Eenmaal, com um espaço em Amesterdão e outro em Londres, defende mesmo a "desconexão temporária" que o ritual proporciona. Saborear a comida sem distrações, desfrutar da companhia da pessoa mais importante da nossa vida (efetivamente, a que vemos no espelho), dar ouvidos aos pensamentos... Nas refeições, tal como no resto, estarmos bem "on our own" é poder. Quiçá seja por isso que nos custa tanto que alguém se sente à nossa mesa. É preciso que sicrano(a) seja uma iguaria fina para que consideremos dividir as batatas bravas. E que não nos parta copos, já agora.

Como ela naquele dia, junto ao mar, exige sempre a tua paella. Não te contentes com menos só porque é suposto partilhar mesa... e a conta. Come com colher de sopa, investe no nutrimento do espírito. E sê feliz de faca e garfo, seja a mesa para um, para dois ou para um grupo de amigos. As entradas insossas são muitas, true, mas o prato principal está quase a ser servido.
2 comentários on "Mesa para uma"
  1. Dá-me vontade de chamar estúpido ao gerente do restaurante, é como quando peço uma torrada em pão normal e, mesmo havendo pão para sandes de queijo, dizem não fazemos! Quanto ao que está subentendido no texto, só é servido de meia dose quem anda de dieta. Nesses casos recomendo que bebam um detox. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reclamemos o nosso pão integral com queijo, a nossa quinoa e o nosso tofu SEMPRE. E assumamos os dias de chocolate e lasanha, quando detox só mesmo de capullos. A dieta de tíos! (http://www.planetadelibros.com/libro-a-dieta-de-tios/190960)

      Eliminar